Innova

PREENCHIMENTOS  FACIAIS

São substâncias que têm como objetivo:

Preenchimento e atenuação de rugas, sulcos e pregas cutâneas.

Melhora do aspecto de cicatrizes atróficas (acne, trauma, cicatrizes cirúrgicas).

Tratamento de envelhecimento da boca  (suavização  de rugas transversais que cortam o desenho da boca, apagamento do contorno e afinamento dos lábios).

Bioplastia  (preenchimento de depressões em nariz queixo, maçãs do rosto, orelha, mãos, contorno de face lipodistrofias).

São materiais  injetáveis que agem estimulando a for- mação de colágeno, preenchendo a depressão inicial e como materiais de relevo, nivelando  a pele no local de aplicação. Além disso podemos  utiliza-los para definição e melhoramento estético de determinadas regiões da face. Existem no mercado muitas opções de preenchimentos.
Serão comentados aqui os que são da nossa rotina com excelentes resultados.

Preenchimento Facial

PREENCHIMENTOS TEMPORÁRIOS

1) COLÁGENO

O QUE É: O colágeno (proteína natural do organismo) existente é de origem bovina, necessitando de teste prévio de hipersensibilidade (deve ser feito teste alérgico prévio para prevençãode reações alérgicas).

NOME COMERCIAL: Zyplast-r e Zyderm-r

Zyderm-r: indicado para linhas de expressão ao redor dos olhos (rugas moderadas).
Zyplast-r: indicado para depressões mais profundas como os sulcos nasolabiais e aumento volume e definição do contorno dos lábios.

DURAÇÃO  

Cicatrizes:de 18 a 24 meses

Áreas dinâmicas: 6 meses

Áreas de  pouco movimento: 10 a 12 meses

COMENTÁRIO: Utilizado com reserva na nossa clínica.
                              

ÁCIDO HIALURÔNICO

O QUE É: É um implante líquido, gelatinoso biocompatível, ou seja, compatível  com o organismo, que contém micropartículas de ácido hialurônico (substância que tem afinidade por água).

NOME COMERCIAL: Restylane-r e Perlane-r

RESTYLANE-r: indicado para aumentar e definir o contorno dos lábios, corrigir as marcas de expressão e  rugas médias.Tem como vantagem promover a hidratação da pele.

PERLANE-R: indicado para sulcos mais profundos, correção de assimetrias faciais e preenchimento dos lábios.

COMO FUNCIONA: É utilizada uma pomada anestésica e em seguida injeta-se o ácido nas rugas com agulha bem fina. São feitas várias aplicações, mas em uma única sessão é possível preencher o rosto todo.

DURAÇÃO: 6 a 9 meses (é necessário reaplicação anual).

COMENTÁRIO: Custo mais alto.
 
3) POLIACRILAMIDA

O QUE É:  É um hidrofílico (que retém água). Apresenta-se como um material transparente, gelatinoso, homogêneo e sem cor. Por ser um material sintético é biocompatível e não causa alergia, sendo um fator de segurança.

NOMES COMERCIAIS: Outline-r e evolution-r

OUTLINE-r: é um implante cutâneo à base de poliacrilamida
(um derivado sintético, ou seja, não causa reação alérgica). Utilizado para preenchimento de depressões faciais, correção de rugas frontais (testa), comissuras orais (bigode chinês) e aumento de volume de lábios. Estimula a produção de coláge-
no e elastina da própria pele e por isso, tem ação a médio prazo.

EVOLUTION-r: tem microesferas permanentes, que dão resultado mais duradouro. Utilizado contra rugas nasogenia nas, labelares (entre as sobrancelhas), comissuras orais, depressões cutâneas profundas e cicatrizes atróficas.

COMO FUNCIONA: Três semanas após a aplicação forma-se uma fina cápsula isolando o produto do organismo (este é  um outro fator de segurança, pois o produto não migra e em caso de insatisfação do paciente a cápsula facilita a retirada do material).

4)  ÁCIDO POLILÁTICO

O QUE É: Encontrado naturalmente no organismo humano, é formado por microesferas de ácido poli-L-láctico suspensas num hidrogel. É um produto injetável que restaura o volume de áreas deprimidas, particularmente corrigindo sulcos, cicatrizes, marcas de expressão e alterações decorrentes do envelhecimento cutâneo.

NOME COMERCIAL: New-Fill-r e Sculptra

COMO FUNCIONA: Promovem aumento da espessura corrigindo rugas indesejáveis à custa de células da própria pele.
Quando aplicado faz uma migração de células ao redor, aproximando moléculas de água e induzindo a produção  de colágeno pelo próprio organismo, dando mais sustentação à pele. Além de preencher cicatrizes de acne e nivelar rugas promove a hidratação e melhora do aspecto da pele. Totalmente reabsorvível pelo organismo. Não produz efeito imediato (faz um tratamento na pele). O número de sessões assim como a quantidade de produto aplicado em cada sessão depende das particularidades de cada paciente. Em média são necessárias 2 a 3 sessões de aplicações com intervalo de 30 dias entre elas.

TEMPO DE DURAÇÃO: 18 meses até 2 anos.

COMENTÁRIO: Não deve ser usado para o tratamento de rugas finas superficiais, ao redor dos olhos e dos lábios.


PREENCHIMENTOS  DEFINITIVOS

1) GORETEX

O QUE É:  É um implante sólido que pode se apresentar em forma de fios ou placas. De material inabsorvível com textura microporosa possui inúmeros orifícios microscópicos ao longo de sua extensão. Maleável e extensível torna-se móvel e amolecido depois de implantado.

COMO FUNCIONA: As placas são colocadas por meio de uma pequena incisão no bigode chinês. Já os fios são introduzidos com uma agulha e colocados de maneira a formar uma rede de sustentação por baixo da pele.Semelhante aos implantes em geral, após a sua colocação ocorre formação de colágeno, inclusive com penetração do mesmo entre os micro-orifícios,o que permite a integração do implante ao tecido vizinho.  
Os fios são mais utilizados para correção de sulcos. Na clínica, temos excelentes resultados com a placa de Goretex para suavização de depressões localizadas na região da glabela (entre  as sobrancelhas), sempre associado à toxina botulínica(botox r) para melhor resultado.

DURAÇÃO: Definitivo

2) PMMA  (polimetilmetacrilato)

O QUE É: É um implante elaborado a partir de material sintético biocompatível.

É na nossa rotina o implante de escolha e com  resultados mais satisfatórios na técnica da bioplastia facial, sendo portanto discutido em um módulo à parte.

 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE IMPLANTE

Sempre fotografar o paciente antes e depois do implante.

Fazer exame físico detalhado das rugas, cicatrizes, movimentos faciais e características da pele.

Explicar ao paciente sobre o tratamento, limitações e duração dos resultados.

A indicação do implante vai depender da indicação precisa, da expectativa do paciente em termos de resultado, durabilidade e do  fator econômico.

Se o excesso de pele for muito acentuado a utilização de implantes líquidos está contra-indicada.

Nunca se deve colocar  produto a mais, só o suficiente para que ocorra o nivelamento da pele. Se o resultado não for satisfatório,deve ser realizada uma segunda etapa. É mais  prudente agir assim do que ter possíveis complicações.

ORIENTAÇÕES  PÓS-IMPLANTE

Não utilizar ácidos na face por 48 horas.
Procurar não movimentar os músculos da face no dia do implante.
Não se expor ao sol.
Utilizar bloqueador solar.
Pode maquiar-se normalmente.
Liberado retorno ao trabalho após o procedimento.

No tratamento de rejuvenescimento facial as rugas, depressões e  sulcos devem ser analisados detalhadamente.

O melhor resultado decorre da associação de técnicas,  dependendo  da  profundidade  da ruga, grau  de flacidez da pele e  perda de gordura , entre   alguns parâmetros  observados.

A clínica innova , priorizando  este conceito detalha esta técnica para seu melhor entendimento no módulo  r e p  (rejuvenescimento específico programado).



Untitled Document