Innova

TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX)

As marcas de expressão surgem na face na forma de sulcos e rugas pela ação dos músculos de expressão. O uso desses músculos varia de uma pessoa para outra.
Com o passar do tempo, o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada  (tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso). Essa hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Quando se inicia o processo de envelhecimento, a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas, formando sulcos. A ação da luz solar provoca o fotoenvelhecimento, diminui a elasticidade  acentuando o aspecto envelhecido da pele.

Botox

A Toxina Botulínica é uma proteína isolada da cultura de bactérias chamadas Clostridium botulinum. Estas produzem 7 tipos de toxinas.A mais conhecida é a toxina do tipo A,mais eficaz em relação à  sua atividade e atualmente disponível no mercado.  Tem potente ação, mas em pequenas doses não provoca qualquer dano ao organismo e pode melhorar os aspectos do envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena dose usada para fins estéticos obtém os efeitos desejados sem dano à saúde. O botox é a marca americana desta toxina e foi o primeiro a ser liberado para uso estético (em rugas de expressão), sendo por isso o mais conhecido. O botox, no Brasil, é tão difundido que as mulheres que utilizam este método, são chamadas de “botocadas”. Existem, ainda, dois tipos de toxina botulínica: o Dysport, da Suécia e o Prosigne, de Israel.

Para que ocorra a contração muscular, é necessária a liberação de uma substância chamada acetil colina. A toxina botulínica inibe a liberação de acetil colina, bloqueando o impulso nervoso, abolindo assim a contração muscular.

A toxina é aplicada no músculo da face, especificamente na placa motora (nervos do músculo), inibindo a contração muscular e promovendo uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas (sulcos).

A toxina destrói os brotos nervosos que formam a placa, responsável pela contração muscular. A ação começa em dois dias e completa-se no décimo. Em 60 dias os brotos começam a nascer, mas não são suficientes para que aconteçam contrações musculares. No rosto, os brotos nervosos costumam se regenerar em seis meses. Dessa forma, não é a atuação da toxina que acaba e sim os brotos nervosos que se regeneram por completo e as rugas de expressão voltam a se formar. A recuperação da transmissão do impulso nervoso ocorre gradualmente em até oito meses.

Embora a toxina botulínica do tipo A seja potente e segura para tratamento de várias condições de natureza estética, algumas precauções devem ser tomadas quanto às contra indicações ao seu uso,como acontece com qualquer medicamento. Os seguintes aspectos devem ser considerados:

  • Gravidez e aleitamento.

  • Afecções musculares graves e neurológicas.

  • Uso concomitante de  determinadas drogas.

  • Reação de hipersensibiolidade.

 Efeitos colaterais transitórios e leves podem ocorrer devido à sensibilidade de cada organismo pela droga ou devido às injeções. Esses efeitos resultam em seqüelas mínimas, que tendem a desaparecer em poucas horas,dias ou semanas.

Dor de mínima intensidade durante aplicação, reduzida   com uso de anestésico tópico ou gelo anteriormente às injeções.
Eritema, edema, hematomas e equimoses podem ocorrer,  o que é facilmente resolvido com uso de gelo.
Assimetria pode ser observada após aplicação, mas pode ser corrigida com reaplicação (refinamento).

Não foi descrito nenhum efeito colateral, a longo prazo, relacionado às aplicações cosméticas da toxina botulínica. A aplicação da toxina botulínica é um procedimento seguro, eficaz e que oferece bons resultados, quando realizados por profissionais capacitados e experientes.

A toxina é aplicada com microagulhas, muito finas e que permitem uma punção fácil e com mínima dor.
O paciente pode voltar imediatamente às atividades normais. A recomendação para casa é não deitar por 4 horas, evitar ginástica pesada no dia da aplicação e não massagear a região no dia da aplicação. No dia seguinte, as  atividades são totalmente normais.
Os resultados aparecem em 2 a 3 dias e se estabilizam em 10 a 14 dias. O botox é um procedimento muito utilizado em nossa clínica e frequentemente associado a preenchimento e bioplastia.

Os lugares em que a toxina apresenta melhor resultado é no terço superior da face:

CORRUGADOR (ruga da preocupação, entre  sobrancelhas).
FRONTAL (testa).
ORBICULAR DOS OLHOS (“pés-de-galinha”).
SOBRANCELHA (elevação da cauda).
(acesse imagens interativas)

Cenho franzido

Rugas verticais  que se formam  entre as sobrancelhas, decorrentes de situações do dia-a-dia (preocupação, aborrecimento, excesso de claridade, dificuldade de leitura ou simplesmente característica de expressão). É queixa freqüente em mulheres, e devem ser tratadas precocemente para evitar a formação de cicatrizes (sulcos),que mesmo com preenchimento não desaparecem. São contrações musculares involuntárias e que se repetem dezenas de vezes ao dia

 

Testa franzida

Rugas horizontais que se formam na testa e representam situações de espanto, susto, preocupação ou vício de expressão entre outros. A musculatura da região  frontal é bem ativa e mais forte nos homens.

 

Pés de galinha

rugas horizontais que se formam  nos cantos dos olhos, decorrentes principalmente do sorriso,que muitas vezes formam verdadeiras pregas e se prolongam até a bochecha. São freqüentes invariavelmente em homens e mulheres.

As rugas desaparecem totalmente quando aplico o botox?

 
Esse é  um aspecto que deve ser muito bem esclarecido com o paciente.A ação do botox ocorre sobre o músculo e não na pele, o que significa que as rugas de expressão ficam bem mais leves tornando a sua fisionomia mais leve e rejuvenescida. Contudo, a linha de expressão que “marca” a pele (tornando-se uma cicatriz) não  desaparece e deve receber tratamento complementar com preenchimentos e peelings, para tornar-se mais imperceptível.
2 O Botox é definitivo
  Não. O botox deve ser reaplicado em média a cada seis meses. O tempo  de duração depende de cada paciente, da dose aplicada por ponto, da diluição do produto e do planejamento do médico. É importante escolher um profissional habilitado na técnica de aplicação do botox.
2 O que é Lifting com Botox?
   É uma técnica onde são feitos pontos específicos de botox nas regiões adjacentes aos cantos das sobrancelhas, de modo a elevá-las na sua porção caudal, tornando os olhos mais expressivos.
2 O que é Lifting com Botox?
   É uma técnica onde são feitos pontos específicos de botox nas regiões adjacentes aos cantos das sobrancelhas, de modo a elevá-las na sua porção caudal, tornando os olhos mais expressivos.
2 Existe creme botox?
  O questionado “creme que é igual ao botox” é uma substância chamada argireline. A ação do argireline, de fato, se assemelha à Toxina Botulínica, mas em escala muito menor. Tem efeito satisfatório como complemento ao tratamento com  o botox. O creme, assim como o botox, age na liberação da acetilcolina (responsável pela contração muscular). O bloqueio da contração é que dá à pele aquele aspecto lisinho e rejuvenescido. Em nossa clínica utilizamos o “creme botox” como coadjuvante em formulações dermatológicas, para melhora  da qualidade da pele.
2 Os efeitos do Botox são imediatos?
  Os efeitos do botox demoram de 24 a 48 horas para começarem a aparecer. Em uma semana se tem 80% do  efeito final que é totalizado em torno de 15 dias. Portanto, qualquer retoque, quando necessário só deve ser realizado após esse prazo.
2 O botox pode me deixar com aparência esticada e artificial?
 
Sim, se houver um excesso na dose aplicada. Esse tipo de situação está longe do indicado pelo profissional. O grande segredo é a individualização do tratamento, observando-se os pontos de maior envelhecimento e concentração de rugas, onde deverá ser aplicada uma maior dose do botox do que em outras áreas menos marcadas. Procura-se sempre um resultado natural, sem exageros. É importantíssimo, portanto, a orientação dada ao paciente. As linhas de expressão fazem parte da fisionomia e personalidade individual de cada um e devem ser preservadas. Nesse sentido, não se deve esquecer do tratamento conjunto da qualidade da  pele com peelings, cremes dermatológicos e protetor solar. De qualquer forma, no caso dessa “aparência plastificada”, é um efeito colateral reversível, diretamente proporcional ao tempo de duração  da toxina.
2 Qual a vontagem do tratamento com botox se tenho que renová-lo a cada deis meses?
  Essa é uma pergunta bastante freqüente na nossa rotina. Além da evidente melhora da fisionomia do paciente alguns dias  após a aplicação da toxina, a melhor ação do botox é a PREVENÇÃO. É importante lembrar que aquela linha de expressão que se forma entre as sobrancelhas aos 30 anos, torna-se uma ruga profunda aos 40 anos e um sulco aos 50, que vai se aprofundando mais e mais com o passar dos anos. Com  o uso regular do botox, existe uma “preservação”dessas linhas de expressões que se formam naturalmente por volta dos 30 anos, quando nós simplesmente franzimos o semblante num dia de sol, tentamos ler algo mais distante, praticamos alguma atividade física ou simplesmente conversamos no nosso dia-a-dia. Portanto, o botox funciona como um “formol”, onde, com os devidos cuidados, chegaremos aos 50 anos com aparência de 30.

 



Untitled Document